Segundo Abraham Weintraub, preocupação do MEC é “simplesmente selecionar as melhores pessoas para ocupar as vagas nas faculdades”
Por Juliana Rodrigues
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que “não vai cair ideologia” no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. A declaração foi dada ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil, ontem (24). Segundo Weintraub, a prova será focada em conhecimentos objetivos.
“Não vai cair ideologia, a gente quer saber de conhecimento científico, técnico, de capacidade de leitura, de fazer contas, de conhecimentos objetivos”, afirmou o ministro.
Ele acrescentou que o interesse do Ministério da Educação (MEC) é “simplesmente selecionar as melhores pessoas para ocupar as vagas nas faculdades. A nossa preocupação é mérito, só”.
Após polêmica envolvendo questões do Enem que abordavam questões identitárias na edição do ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criou, no governo de Jair Bolsonaro, um grupo responsável por “identificar abordagens controversas com teor ofensivo a segmentos e grupos sociais, símbolos, tradições e costumes nacionais”, e, com base nesse viés, recomendar que tais itens não fossem usados na montagem do Enem 2019.