A pandemia do coronavírus oficialmente chegou à NBA na noite de quarta-feira, quando o pivô do Utah Jazz Rudy Gobert testou positivo para o COVID-19, fazendo com que a partida que aconteceria contra o Oklahoma City Thunder fosse adiada. Logo depois, a liga suspendeu a temporada.
O que isso significa e como o esporte será afetado daqui para frente? Abaixo, uma série de perguntas e respostas de como está a situação e para onde ela pode ir…
O que acontece com os times em Oklahoma?
É incerto. Depois que o jogo foi adiado, membros das duas equipes – assim como alguns profissionais de imprensa – foram testados para coronavírus. Adrian Wojnarowski, jornalista da ESPN, noticiou que o Jazz ficará, ao menos por enquanto, em quarentena em Oklahoma. Alguns testes para o COVID-19 podem demorar alguns dias. Segundo Royce Young, também da ESPN, os jogadores do Thunder não fizeram exames e foram mandados para casa.
O que está por vir?
Ao menos alguns jogadores dos times que enfrentaram o Jazz nos últimos dias – Toronto Raptors, Detroit Pistons, Boston Celtics, New York Knicks e Cleveland Cavaliers – foram orientados a adotar quarentena. Alguns atletas e técnicos dessas equipes também foram avisados que deveriam passar por exames assim que Gobert testou positivo para o coronavírus, segundo fontes da liga.
Não para por aí. Adversários recentes do Jazz também jogaram contra outros times. Houve mais de uma dúzia de árbitros que trabalharam em jogos do time de Utah na última semana e depois atuaram em outras partidas. Na noite de quarta, jogadores que tiveram contato com o Jazz estava buscando exames para o vírus, segundo apurou a reportagem.
Exames demoram em alguns lugares, como os jogadores foram testados tão rápido?
Na última semana, a liga orientou os times a trabalharem com médicos que pudessem fazer exames para seus jogadores e também adversários visitantes. No último fim de semana, Stephen Curry, do Golden State Warriors, foi testado para o COVID-19 depois de mostrar sintomas de gripe em São Francisco, mas os exames voltaram negativos.
Por quanto tempo a suspensão vai durar?
A suspensão da temporada regular durará no mínimo duas semanas até que todos os jogadores afetados possam passar pela quarentena, e a expectativa é que estejam livres do vírus. Mas, na verdade, provavelmente durará mais. Como comparação, no início da expansão do coronavírus na China, a liga local foi suspensa no início de janeiro e o retorno está previsto para o começo de abril, ou seja, cerca de dez semanas de paralisação.
O que os times da NBA farão enquanto isso?
É incerto. O dono do Dallas Mavericks, Mark Cuban disse na quarta-feira que a liga avisou que os times poderiam continuar treinando. Contudo, isso pode ficar inviável se as quarentenas forem adotadas em curto prazo.
Os jogadores seguirão recebendo?
É quase certo que sim. É interesse de todos que a liga retorne em algum momento para permitir que os jogadores encerrem a temporada e garantam o dinheiro que é esperado da NBA normalmente.
Há, contudo, um ponto do acordo coletivo dos jogadores que permitiria que a liga não pague jogadores por jogos que não acontecem por “eventos extremos”, o que inclui um epidêmico.
Qual o impacto no teto salarial no futuro?
A primeira pergunta a ser respondida é se a temporada vai continuar em algum momento. Se sim, os times vão cumprir à risca os jogos que restam ou terão um calendário abreviado?
Qualquer redução de receitas para temporada afeta o teto salarial e o limite excedente permitido para a próxima temporada. Um cenário que permanece se o restante da temporada regular aconteça sem torcedores – o que poderia custar 500 milhões de dólares (R$ 2,4 bilhões na cotação atual), mesmo antes dos playoffs.
Lembre-se que já houve uma queda no teto salarial de 1 milhão de dólares (quase R$ 5 milhões) para 2020/21 como resultado de uma projeção reduzida em receitas que vem da China.
Se a temporada continuar em algum momento, e os fãs tiverem permissão de ir aos ginásios, as possíveis perdas financeiras não aconteceriam ou seriam diminuídas significativamente.
Qual o plano agora?
Ninguém sabe. Os times estavam em processo de desenvolvimentos de diversos planos nos últimos dias até o teste positivo de Gobert. Esse planejamento continuar.