por Glauber Guerra / Ian Meneses
Presente no praticável da Rádio Excelsior / Bahia Notícias, Circuito Barra-Ondina , o secretário de saúde do estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, considera necessária a realização de uma reforma da Previdência. Para ele, é compreensível que ocorra o aumento no tempo de aposentadoria brasileiro. “Se nós não tomarmos medidas para poder corrigir o desequilíbrio que ocorre no sistema previdenciário, o sistema inteiro corre o risco de perder a sua sustentabilidade”, acredita.
Segundo o secretário, o envelhecimento da população é um problema global e ele argumenta que do ponto de vista da saúde mais pessoas estarão dependentes do sistema por mais tempo. Além disso, Vilas-Boas levou em conta o aumento futuro do consumo em relação ao crescente número de pessoas em tratamento de doenças crônicas e degenerativas.
“Nós precisamos encontrar um equilíbrio entre a capacidade do sistema de saúde do governo de ofertar um sistema público gratuito para a necessidade da população. A humanidade precisa refletir como vai lidar com o grande desafio que é a população vivendo mais tempo”, diz.
Ainda de acordo com o Fábio, o desafio do envelhecimento também será de inserir o maior número de pessoas economicamente ativas no mercado de trabalho nos próximos anos. “Outro problema é exatamente conseguir fazer com que as pessoas que estão vivendo mais tempo, com suas capacidades intelectuais preservadas, continuem sendo produtivas para a sociedade”, considera.
bahianoticias.com.br