Um dos líderes do Movimento Direita Ceará, coronel Bezerra foi candidato a deputado federal pelo PSL no ano passado
Por Eduardo Gonçalves e Edoardo Ghirotto
O novo superintendente do Ibama no Ceará, o coronel Ricardo Célio Chagas Bezerra, é dono de uma fazenda de exploração de madeira em Altamira, no interior do Pará. Filiado ao PSL, o Bezerrinha, como é chamado, disputou a eleição no ano passado, obteve 13.000 votos e ficou como suplente de deputado federal. A nomeação dele foi assinada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e publicada no Diário Oficial da União no dia 2 de setembro.
Bezerra é dono da fazenda Arapari, localizada na rodovia Transamazônica, quilômetro 27, na altura de Altamira. Conforme os registros, a principal atividade econômica da fazenda é “extração de madeira em florestas plantadas”. Em seu perfil no Facebook, ele se descreve como um empresário da área de logística, que desenvolve “atividade agropecuária nos estados do Ceará e Pará”.
Na lista de bens declarados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bezerra figura como proprietário de dois terrenos, um avaliado em 3,5 milhões de reais e outro de 160.000 reais.
Graduado na Academia Militar das Agulhas Negas, Bezerra é coronel da reserva do Exército, com especialização em paraquedismo e guerra na selva. Ele foi comandante de batalhões no Pará e no Amazonas.