“Hoje o céu recebe a alma de Odair Braga Plácido, mais conhecido como Dall, ou Dall batera”, essas palavras foram postadas no Facebook pelo sobrinho do músico, o Cid Plácido. Vítima de uma parada cardíaca, o instrumentista faleceu na manhã desta quarta, dia 06 de maio, exatos 04 meses e 01 dia após completar 55 anos.
Dall Plácido, que na época da Banda Mel era Dall Braga, fez parte da primeira formação do grupo, junto com os irmãos Jaciara (in memoriam), Janete Dantas, Jackson Dantas e Jailton Dantas. Além dos percussionistas Roque Wilson e Dito Régis e Alejandro Fuentealba nos teclados. Sem esquecer Buckjones também na voz.
Dall teve como característica e marca uma destreza e noção de ritmos afro-brasileiros excepcionais. Fez escola e deixa saudades, declarou o diretor e produtor musical Dirceu Factum em sua rede social.
Capa do Álbum Banda Mel, em 1992, à esquerda, Dall Barga,
de óculos, está lado da cantora Alobened Airam
“Era muito alegre, tá fazendo a festa no céu” registra a amiga e companheira de estradas musicais de longas datas, a cantora Janete Dantas.
Ele trabalhou com quase todos os vocalistas mais famosos da Banda Mel, desde Jaciara (in memoriam), Janete e Buckjones, foi a época de Márcia Short, Robson Morais e Alobened Airam, e depois com Joka Barreto e Patrícia Alvaia.
Em 2019, Dall esteve na festa particular do Bonfim, promovida pelos irmãos Dantas, a feijoada Bonfim Dedê, ocasião em que Meyre Kal teve a oportunidade de conhecê-lo mais de perto, e vê-lo tocar no palco do evento junto com Janete e seus irmãos. Tinha muito tempo que não tocava, e naquela tarde estava radiante de felicidade.
Festa Bonfim Dedê – 2019 – Dall ao lado de Janete Dantas
Festa Bonfim Dedê – 2019 – Meyre Kal, Dall Braga, Jenete Dantas e o produtor cultural Wagner Gomes
Festa Bonfim Dedê – 2019 – Nesta foto além de Meyre Kal, Dall Braga e Jenete Dantas,
aparecem nas pontas da foto os irmãos Geysa Maiana e Bruno Maiky do grupo Coro de Cor.
Em janeiro de 2020 marcou presença novamente no Bonfim Dedê, e ainda esse ano fez uma participação no show da Banda Mel, todos do grupo gostaram muito, e ele estava super animado.
Dall foi o precursor, como baterista, de uma forma inédita de fazer o ritmo do samba-reggae no instrumento, deixou o legado para os outros colegas instrumentistas que vieram após. Dos mais de 15 álbuns lançados pela Banda Mel, Dall Braga botou sua assinatura como ritimista, em 7 desses trabalhos.
Também deixou o seu nome gravado na história do bloco Cheiro de Amor, pois, ao lado da cantora Laurinha Arantes e outros músicos, em 1982, foi o primeiro baterista da Banda Pimenta de Cheiro, que veia a ser posteriormente a Cheiro de Amor. Em sua rede social a cantora Laurinha postou “Sempre sonhamos em um dia voltarmos a nos reunir pra um som, mas não deu tempo”.
A felicidade é saber que está tudo registrado, e ao ouvirmos aqueles arranjos únicos, saberemos que o mestre Dall estará pra sempre junto com a gente. Missão cumprida!
Descanse em paz!