O DEUS DO SÉCULO XXI FOI ADAPTADO A IMPERFEIÇÃO HUMANA

Segundo o filósofo Ludwig Feuerbach ao homem é impossível pensar características que não sejam as suas. E foi por detectar em Deus as nossas imperfeições que ele inverteu o axioma bíblico que diz que o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus.

 

Segundo o filósofo Ludwig Feuerbach ao homem é impossível pensar características que não sejam as suas. E foi por detectar em Deus as nossas imperfeições que ele inverteu o axioma bíblico que diz que o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus. Segundo o historiador Leandro Karnal na palestra: “Fé Líquida” ao refletir sobre a maneira como acionamos Deus no Século XXI diz:“temos que se pensar se isso se trata de uma fé ou de uma adoração do próprio narciso. Se trata de uma fé ou vaidade tornada Deus?[…] Esse Deus é um espelho melhorado de si, ou seja, não tem nenhuma relação com a divindade”, pois na medida que compreendemos, por meio da lógica, que Deus é perfeito, características imperfeitas não lhe cabem. Mas então por que compartilhamos nos grupos um vídeo que dizia que o ator que representou Satanás no desfile da escola de Samba: “Gaviões da Fiel”morreu de acidente de carro. O vídeo era Fake News, contudo a pessoa que o criou e quem o compartilhou nos grupos manifestou um desejo de que o vídeo fosse verdade e atribuindo a vontade de Deus nessa história e sua ação vingativa, pois esse Deus, desprovido da transcendência, tem irá e castiga aqueles que não seguem seus preceitos. Continua existindo uma contradição de termos aí, pois esse Deus é perfeito e imperfeitoao mesmo tempo sob a ótica de muitos que se dizem cristãos.          Ainda na palestra: “Fé Liquida”, o historiador Leandro Karnal diz: “Os homens de bem proclamam que os direitos humanos são para os humanos direitos, frase contraditória que eu ouvi várias vezes. Chamamos em filosofia isso: “Oxímoro”, Contradição em termos, ou seja, se são direitos humanos pertencem a todos os humanos”. Porém é comum ler comentários de pessoas ditas cristãos pedindo a volta da moto preta que extermina aqueles que cometem erros, falando que bandido bom é bandido mortoquando tem o celular roubado, mas permanecem em silêncio quando o bandido divulgado é algum prefeito da cidade que desviou verba pública só que é muito amigo do seu pai ou conseguiu emprego para ele quando chegou ao poder.

O que me leva a crer na afirmação do filósofo Pietro Ubaldi que diz que, as palavras e o testemunho de Jesus, dois mil anos se passaram, parecem não ter sido levados a sério. Afinal o Deus citado por  Jesus Cristo e  reafirmado pelo Médium Jan Val Ellam não satisfaz o ego humano, pois Ele não interfere em nosso livre arbítrio e só vibra amor puro, todavia a condição humana não faz ideia do que é manifestar esse estado de plenitude sentimental e por isso decidiu customizar a divindade a condição de amigo imaginário tão imperfeito quanto cada um de nós somos. E como diz Leandro Karnal: “e a experiência do sagrado se dissolve nas práticas sociais”.Porém essas sementes de reflexão que estão sendo plantadas agora, serão retomadas no futuro e o ser humano compreenderá melhor que ele é ele e Deus é incognoscível.

 

Rodrigo red.jpg
 Rodrigo Santana Costa é professor e escritor. Publicou a obra: “Clarecer” em verso e prosa.             

 

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.