O facebook deixa as pessoas mais felizes, mas, menos informadas, diz estudo.

San Francisco (CNN Business) O Facebook pode ser bom para o seu bem-estar emocional, mas você pode estar menos informado sobre os eventos atuais.

Por Ahiza Garcia, CNN Business

San Francisco (CNN Business) O Facebook pode ser bom para o seu bem-estar emocional, mas você pode estar menos informado sobre os eventos atuais.


Um novo relatório de pesquisadores da Universidade de Nova York e da Universidade de Stanford analisou o que aconteceu com as pessoas que desativaram suas contas. Os pesquisadores pagaram às pessoas US$ 102 para desativar suas contas do Facebook (FB) por quatro semanas.

As pessoas livres do Facebook relataram ser mais felizes sem usar o site, sendo menos ativas online e usando menos sites de mídia social. O estudo descobriu que os sujeitos eram menos polarizados politicamente, mas menos informados sobre as notícias factuais, depois de ficar fora do Facebook por um mês.

As pessoas disseram que tinham cerca de uma hora a mais de tempo livre por dia enquanto suas contas eram desativadas. Quando o estudo acabou, a maioria optou por reativar suas contas no Facebook, embora a maioria continuasse a usar menos a rede social.

De acordo com Hunt Allcott, professor associado da Universidade de Nova York que foi um dos pesquisadores envolvidos no estudo, os participantes disseram que o Facebook é importante para eles e, geralmente, é algo positivo em suas vidas. Eles também disseram que gostariam de receber cerca de US $ 100 por mês para parar de usar o site por quatro semanas.

“Isso quantifica como é importante”, disse Allcott à CNN Business.

Ele disse que os participantes continuaram a valorizar o Facebook – mesmo depois de desistir. Quando perguntaram quanto dinheiro queriam manter o Facebook desativado por mais quatro semanas após o término do estudo, as pessoas relataram pouca mudança em relação à taxa inicial.

“Se o Facebook fosse como heroína, esse número teria diminuído. Esse não era o caso do Facebook”, disse ele.

Os pesquisadores ressaltaram que o resultado de seu estudo não é nem pró-anti-Facebook. Seu ponto, eles disseram, era simplesmente conscientizar as pessoas sobre como estão usando as mídias sociais. De fato, o estudo também descobriu que o Facebook “produz grandes benefícios para seus usuários”, incluindo ser uma fonte de entretenimento, uma maneira de ser ativo nas comunidades e um lugar para se socializar.

Um porta-voz do Facebook disse que o estudo é um dos muitos sobre o assunto, mas os resultados sobre os benefícios foram “encorajadores”.

“Nossas equipes têm trabalhado duro nessas questões”, disse o porta-voz. “Introduzimos várias novas ferramentas para que as pessoas possam controlar melhor sua experiência e fazer atualizações de produtos para aumentar o número de conversas e conexões significativas que as pessoas têm no Facebook”.

Allcott disse que o estudo é significativo porque é o maior estudo randomizado sobre o Facebook.

“Pesquisas anteriores analisaram a correlação: quanto você usa o Facebook e quão deprimido é você?” Allcott disse. “Esses estudos mostram que as pessoas que usam mais o Facebook estão mais deprimidas, mas o problema é que a correlação não cria causalidade. Não sabíamos se o Facebook estava deixando as pessoas deprimidas ou deprimidas se retirando para o Facebook”.

O estudo sobre os efeitos do Facebook surgiu ao mesmo tempo em que a empresa de mídia social anunciou um lucro recorde de US $ 6,9 bilhões e um aumento de usuários norte-americanos e europeus. Os titulares de contas nos Estados Unidos e no Canadá faturaram US $ 111,97 por ano para o Facebook em 2018, de acordo com seu último relatório de lucros. Isso apesar de uma série de problemas de privacidade e escândalos envolvendo dados dos usuários. O Facebook, lançado em 2004, agora tem mais de 2,3 bilhões de usuários mensais em todo o mundo.


Fonte:www.cnn.com

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.