O MISTÉRIO DO OVO CÓSMICO NA CRIAÇÃO DO UNIVERSO
Por Rodrigo Santana – 9 de maio de 2020
Para o padrão do psiquismo da espécie Homo Sapiens, o pensamento só consegue ser formulado a partir de um ponto inicial. Talvez seja por isso que essa indagação: Quem veio primeiro o Ovo ou a Galinha? Tem instigado o ser humano em diversas épocas da história humana a encontrar uma resposta que revele a origem dessa espécie animal. Percebe-se que o que se pode encontrar de mais antigo nas religiões sobre o “cosmos em forma de ovo” vem da Mitologia Védica de alguns dos sânscrito escrituras:
“O termo sânscrito para ele é Brahmanda (ब्रह्माण्ड) que é derivado de duas palavras – ‘ Brahma ‘ (ब्रह्मा) o deus criador no hinduísmo e ‘anda’ (अण्ड), que significa ‘ovo‘”.
Nota-se que essa ideia inicial do “Ovo Cósmico” foi copilada pelas mitologias: Grega, Egípcia, Nórdica, Filandesa, Polinésia e Dogon .É possível analisarmos também a presença desse “Ovo Cósmico” na lenda chinesa de como este universo foi criado:
“Diz a lenda que, no início, não havia nada além do Dao, o Vazio. E do Dao criou-se um ovo negro, que foi chocado por dezoito mil anos. Dentro deste ovo, Yin, Yang e Panku (Brahma) coexistiram em um estado de unicidade por todo este tempo.
Com muita determinação, Panku (Brahma) rompeu a casca do ovo e foi criado o Universo. Yin, mais pesado, foi para baixo e formou a Terra. Yang, mais leve, subiu e formou o Céu. Panku (Bhahma), assustado com sua criação, rapidamente afastou as pernas e ergueu os braços, segurando Céu e Terra e impedindo que eles voltassem a se unir. Depois de dezoito mil anos, Panku (brahma) descansou”.
Na obra: “O Quarto Logos” no capítulo: “As Formas de Expressão “Adhy” e a Complexa Denominação Sânscrita”, o médium Jan Val Ellam e os espíritos que o auxiliam trazem um fato ocorrido relacionado à criação deste universo:
“Um espírito de ordem superior Adhyagia “adoecera”, perdendo a sua condição Adhyatman que detinha em “Perperion”, no âmbito da “Espiritualidade Laboratorial”, restando, agora, do que “um dia” ele foi, tão somente um ser “adoentado” e reconstruído em bases “apodrecidas e doentes”, cuja condição Adhydaiva assumiu-se como Brahma. Desde que assim ele fez, ficou “prisioneiro” desta condição Adhydaiva e nela se encontra até estes tempos atuais”.
Colocando o texto acima de uma forma mais clara significa dizer que Brahma (Criador) criou o universo (Ovo Cósmico) e antes de terminar a sua criação, ele foi tragado pelo universo (Ovo Cósmico) criado e ficou preso nele. O (a) Leitor (a) que quiser tiras as suas próprias conclusões dessa versão da Criação do Universo, ouça a palestra no You Tube: “O Xadrez Cósmico de de Brahma Vishnu e Shiva” de Jan Val Ellam e depois baixe a obra: “O Drama Cósmico de Javé” disponível para download.
Vê-se que a Mitologia Dogon traz notícias muito relevantes sobre a criação do universo:
No início, Amma (Brahma), sozinho, tinha a forma de um ovo: os quatro clavículas foram fundidos, dividindo o ovo no ar, terra, fogo e água, estabelecendo também os quatro pontos cardeais Dentro deste ovo cósmico era o material e a estrutura do universo, e os 266 sinais que abraçaram a essência de todas as coisas. a primeira criação do mundo por Amma (Brahma) foi, no entanto, um fracasso. a segunda criação começou quando Amma (Brahma) plantou uma semente dentro de si mesma, uma semente que resultou em forma de homem. Mas, no processo de sua gestação, houve uma falha, o que significa que o universo teria agora dentro dele as possibilidades de incompletude.
EU ESTOU Rodrigo Santana Costa e a minha missão é a divulgação do conhecimento.