OIM abre inscrições para 5ª edição de curso sobre migrações internacionais em parceria com DPU

A capacitação é voltada para pessoas que prestam atendimento a migrantes vulneráveis ou que necessitem de uma introdução sistemática ao tema da migração internacional e da governança das migrações no Brasil.

A capacitação é voltada para pessoas que prestam atendimento a migrantes vulneráveis ou que necessitem de uma introdução sistemática ao tema da migração internacional e da governança das migrações no Brasil. Foto: OIM

Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Defensoria Pública da União (DPU) recebem até 15 de setembro inscrições para a quinta edição do curso de educação a distância “Uma Introdução às Migrações Internacionais”. A oferta é de 200 vagas.

A capacitação é voltada para pessoas que prestam atendimento a migrantes vulneráveis ou que necessitem de uma introdução sistemática ao tema da migração internacional e da governança das migrações no Brasil.

O objetivo do curso é aproximar o tema de atores-chave e promover uma reflexão inicial sobre os aspectos fundamentais das migrações internacionais no Brasil, debatendo e apresentando questões como as características que distinguem o migrante de outros segmentos populacionais, os órgãos públicos que atendem migrantes e as principais legislações relacionadas ao tema de migração, refúgio e tráfico de pessoas.

De acordo com o chefe de missão da OIM no Brasil, Stéphane Rostiaux, o sucesso das primeiras edições levou a uma ampliação da parceria entre OIM e DPU para a formação de novas turmas. Mais de 1.200 pessoas participaram das quatro edições anteriores da capacitação. A atividade reforça o compromisso das instituições com o fortalecimento da atuação qualificada junto ao público migrante.

Os participantes terão 40 horas de conteúdos em português divididos em cinco módulos que poderão ser cursados ao longo de cinco semanas, entre os dias 10 de outubro e 9 de dezembro 2019. O acesso às aulas se dará pela plataforma online da Escola Superior da Defensoria Pública da União. Haverá uma avaliação parcial ao término de cada módulo, além de avaliação final abordando todo o conteúdo da capacitação.

A formulação do conteúdo do curso foi financiada pelo IOM Development Fund, como parte do projeto “Fortalecendo a assistência jurídica aos migrantes no Brasil e promovendo sua inserção no mercado de trabalho”.

Como se candidatar

O processo de inscrição será exclusivamente pelo e-mail oimbrasilcursos@iom.int e não serão aceitas candidaturas individuais. As organizações e coletivos interessados devem responder ao edital, que está disponível aqui.

Para a seleção, serão privilegiados aspectos como a representatividade regional, pluralismo nos tipos de atividade desempenhada e formação profissional; e será garantida a paridade de gênero. Após a análise das candidaturas, a OIM entrará em contato para informar o resultado do processo seletivo e solicitar a indicação dos nomes e dados dos participantes.

A OIM lembra que se trata de um curso de introdução, e não de especialização ou aperfeiçoamento.

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.