OMS anuncia que vai retomar testes com hidroxicloroquina para Covid-19

Os testes haviam sido suspensos no dia 25 de maio, depois de um estudo, publicado na revista científica "The Lancet", que indicava não haver benefícios no uso da substância para a Covid-19. No entanto, o cenário mudou após a revista publicaar uma "manifestação de preocupação" com os dados usados no estudo e informar que uma auditoria está em andamento.

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Quarta, 03 de Junho de 2020 – 15:06

OMS anuncia que vai retomar testes com hidroxicloroquina para Covid-19


Os testes haviam sido suspensos no dia 25 de maio, depois de um estudo, publicado na revista científica “The Lancet”, que indicava não haver benefícios no uso da substância para a Covid-19. No entanto, o cenário mudou após a revista publicaar uma “manifestação de preocupação” com os dados usados no estudo e informar que uma auditoria está em andamento.

De acordo com o G1, ao anunciar a retomada dos testes, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que o quadro executivo dos ensaios Solidariedade, coordenados pela entidade, decidiu continuar a pesquisa com a hidroxicloroquina com base nas informações sobre mortalidade existentes.

“O comitê de segurança e monitoramento de dados dos ensaios Solidariedade revisou os dados. Com base nos dados sobre mortalidade disponíveis, os membros do comitê decidiram que não há motivo para modificar o protocolo do ensaio”, falou Tedros.

“O grupo executivo recebeu essa recomendação e endossou a continuidade de todos os braços do ensaio Solidariedade, incluindo hidroxicloroquina”, disse.

A cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, explicou que a decisão de suspender os testes com a hidroxicloroquina foi baseada em relatórios que falavam em uma maior mortalidade nos pacientes que usavam a substância quando comparados àqueles que não a usavam.

“Nós tomamos a decisão de proteger a segurança dos participantes no ensaio, por precaução, enquanto olhávamos para os nossos dados e enquanto outros ensaios em andamento com a hidroxicloroquina, como o Recovery, no Reino Unido, olhavam para os dados deles – que é uma base de dados bem substancial, de 11 mil pacientes”, explicou Swaminathan.

“Nós estamos agora bem confiantes, não tendo visto nenhuma diferença em mortalidade – o comitê de monitoramento de segurança de dados tanto do Solidariedade como do Recovery recomendaram que o ensaio pode continuar”, explicou Swaminathan.

“Ainda estamos falando de um ensaio clínico, que está testando a segurança e a eficácia dessa droga em pacientes que estão internados com Covid”, declarou a cientista.


Portal Ipira City : https://ipiracity.com/
Telegram: Ipira City
 

Baixo App do Portal Ipira City no Google Play : https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ccg.ipiracityapp
 


 

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.