Segundo dados da Polícia Federal, 2,77 milhões de turistas estrangeiros chegaram ao país de janeiro a junho, 158 mil a menos do que no mesmo período do ano passado
Por Juliana Rodrigues
A entrada de turistas estrangeiros no Brasil caiu 5,4% no primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018. De janeiro a junho, 2,77 milhões de turistas chegaram ao país, 158 mil a menos do que no ano passado, segundo dados da Polícia Federal compilados pelo jornal Valor Econômico.
A baixa foi puxada pela menor entrada de argentinos, devido ao aprofundamento da crise no país vizinho. Caso essa tendência se mantenha até o fim do ano, será a primeira retração registrada desde 2015, ano de “ressaca” da Copa do Mundo, que ocorreu no país no ano anterior.
Antes disso, em 2009, a crise financeira global impactou a entrada de estrangeiros no Brasil.
Os dados apontam que a entrada de turistas estrangeiros recuou em quatro dos seis primeiros meses de 2019. As exceções foram abril e junho. Neste último mês, a realização da Copa América causou impacto positivo, com alta de 43,4% em comparação com o mesmo período de 2018.
Procurado pelo jornal, o Ministério do Turismo disse que “não é possível afirmar com base nos números parciais que houve uma queda na entrada de turistas internacionais no país” e que os dados precisam ser analisados pela área técnica da pasta.