Marcelo Marini Pereira de Souza traz alerta à simplificação do licenciamento que está em pauta no Congresso
Por Vladimir Tasca – Editorias: Ambiente é o Meio, Atualidades, Programas, Rádio USP, Radioagência USP – URL Curta: jornal.usp.br/?p=256524
O programa Ambiente É o Meio desta quarta-feira (3) entrevista o professor titular, especialista em gestão ambiental, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Marcelo Marini Pereira de Souza, sobre o licenciamento ambiental.
O especialista explica que o licenciamento ambiental nada mais é do que uma forma de garantir que os empreendimentos não causem impactos significativos na natureza, “além daqueles possíveis da sociedade”, conferindo-se como um tema que “não diz respeito apenas ao governo, mas a toda a sociedade”.
Souza cita, como exemplo, dois licenciamentos ambientais que, no seu ponto de vista, foram malfeitos e sem as consequências devidas: Brumadinho e Mariana. O professor afirma que os acidentes eram “crimes ambientais anunciados desde o licenciamento”, pois não continham as proteções e garantias necessárias. Além disso, o especialista afirma que a simplificação do licenciamento é a questão que está em pauta no Congresso atualmente: “Em que medida? Como? É com isso que a sociedade precisa estar alerta”.
Ambiente É o Meio é uma produção da Rádio USP Ribeirão Preto em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP.
Sintonize Ambiente É o Meio em 107,9 MHz na Rádio USP Ribeirão ou em 93,7 MHz na Rádio USP São Paulo, todas as quartas-feiras, a partir das 13 horas. Reprise aos domingos, às 17h30, nas duas emissoras.