por João Brandão / Fernando Duarte / Guilherme Ferreira
A prefeitura de Salvador decidiu intervir na programação do Carnaval no circuito Dodô para retardar a saída dos blocos. A medida será tomada para que a festa termine mais tarde e que exista um maior distanciamento entre os trios elétricos que vão da Barra até Ondina.
Em entrevista ao Bahia Notícias, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, disse que já a partir deste domingo (3) a programação no circuito Dodô terá início a partir de 16h. Ele apontou que o circuito Barra-Ondina já não mais tantos blocos como em anos anteriores porque parte deles foram para o Campo Grande. Por isso, seria possível fazer a festa começar mais tarde e melhorar a “cadência” da passagem dos trios.
“O Carnaval está terminando muito cedo na Barra e consequentemente adensando na Ondina, sobretudo a partir das 20h ou 21h. Isso é muito ruim para o Carnaval, para a transmissão do Carnaval e para o folião, sobretudo. Então a prefeitura decidiu hoje retardar esse início do desfile, para valorizar mais a presença do folião nas ruas”, comentou Tinoco, dizendo ainda que já existe uma tradição da folia em Salvador ser noturna.
Segundo ele, a decisão de mudar a programação também foi motivada por reclamações de foliões. “O folião quer um Carnaval mais equilibrado. Não pode ficar trios encostados em trios, quando muitas vezes você tem poluição sonora. A pessoa não consegue ouvir nem a música que está na frente nem a música que está atrás. É preciso haver uma cadência no desfile dos trios para que a gente possa permitir ao folião usufruir de tudo”, afirmou.
bahianoticias.com.br