Por Ipira City – Domingo, 24 de maio de 2020
O prefeito Marcelo Brandão em entrevista concedida hoje à radio Ipira FM, comunicou à população ipiraense sobre os últimos acontecimentos com relação a Covid-19 ( novo Coronavírus), número de casos, casos recuperados, óbito e o próximo decreto que será publicado hoje .
Boletim Epidemiológico
Segundo Brandão, ontem ( sábado,23), foi apresentado o novo boletim nº 14 (veja aqui) com a confirmação do exame para covid-19 de acordo com o LACEN ( Laboratório Central de Saúde Pública), o óbito aconteceu na última semana (19)(Veja aqui), a vítima tinha algumas comorbidade de base.
De acordo com a nova estatística fornecida pela Secretaria de Saúde em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, dos 6 casos existentes atualmente, 5 estão recuperados.
Medidas adotadas
O município está tomando medidas de proteção sérias, criou barreiras sanitárias na entrada da cidade através da Avenida Anísio Dultra e a partir de amanhã (25) terá uma outra barreira através da rua Henrique Praguer.
O prefeito solicitou as pessoas dos municípios circunvizinhos que não visitem o município de Ipirá, pois não será permitido o ingresso na cidade no atual momento por medidas de precaução.
Os agentes de saúde, a vigilância sanitária, a Polícia Militar, os bombeiros civís e a polícia civil vem colaborando com as medidas tomadas pelo município.
Abertura do comércio
O governo do estado inicialmente adotou algumas medidas concernente a abertura do comércio para 9 municípios sucedendo uma mudança e vindo a ser extendido a todos os municípios da Bahia.
Com o decreto municipal, a flexibilização da abertura do comércio local das 8:00 às 14:00H, continua ainda ocorrendo alguns problemas não somente dos comerciantes bem como dos comerciários. Os decretos prevê a abertura dos serviços considerados essenciais, quanto a abertura do comércio até às 14:00.
Novo Decreto (exclusivo)
De acordo com o novo decreto que será emitido ainda hoje, prevê a impossibilidade da instalação da Feira Livre em pontos da cidade que não o centro de abastecimento. A praça José Leão dos Santos está terminantemente proibida o comércio da feira livre, pois faz parte do decreto.
[…] decisão impede a realização das feiras livres na Praça José Leão dos Santos (Veja aqui) e em seu entorno e orienta os feirantes e produtores a comercializarem seus produtos na área do […]