Gabriel Jesus começou 2020 de forma impecável.
Com dois gols do atacante – um deles foi uma pintura -, o Manchester City venceu o Everton por 2 a 1 no Etihad Stadium, nesta quarta-feira, pela 21ª rodada da Premier League. Richarlison descontou para os visitantes.
O resultado deixa o time de Pep Guardiola com 44 pontos, um atrás do vice-líder Leicester City, que mais cedo bateu o Newcastle United por 3 a 0. O Liverpool é o primeiro colocado com 55 pontos e enfrentará o Sheffield United nesta quinta, às 17h (de Brasília), com transmissão da ESPN Brasil e WatchESPN.
Por outro lado, Carlo Ancelotti conhece sua primeira derrota à frente da equipe de Liverpool, depois de ter triunfado em seus dois primeiros compromissos, contra Burnley e Newcastle. Os Toffees estacionam nos 25 pontos e ficam no décimo lugar.
Ficha técnica
Manchester City 2 x 1 Everton
Gols: Manchester City: Gabriel Jesus (2x); Everton: Richarlison
MANCHESTER CITY: Bravo; João Cancelo, Eric García, Fernandinho e Mendy; Gündogan e Rodri; Mahrez (Sterling), De Bruyne e Foden (David Silva); Gabriel Jesus. Técnico: Pep Guardiola
EVERTON: Pickford; Coleman (Walcott), Holgate, Mina e Digne; Sidibé, Sigurdsson (Kean), Delph e Bernard; Richarlison e Calvert-Lewin. Técnico: Carlo Ancelotti
Estatísticas
Dezembro de 2010 foi a última vez que o Everton ganhou do City em Manchester. Desde então, foram 6 derrotas e 4 empates em 10 jogos.
O City conquistou sua 5ª vitória consecutiva diante do Everton na Premier League – o time nunca havia alcançado tal sequência contra o adversário na primeira divisão
Gabriel Jesus chegou a 7 gols em 6 jogos contra o Everton, o maior número que tem diante de um time da Premier League
Jesus vai para 8 gols nesta Premier League, após 17 jogos. Na edição passada, ele esteve em campo 29 vezes e anotou 7 tentos
Esta foi a 1ª vitória de Pep Guardiola em 3 duelos com times treinados por Carlo Ancelotti – sob o comando do Bayern de Munique, o catalão tinha perdido os confrontos para o Real Madrid do italiano pela semifinal da Champions League 2013-14
VAR trabalha
Apesar de Coleman ter exigido boa defesa de Bravo de mão trocada logo aos 8min, o primeiro tempo teria o time da casa criando mais e ainda com maior domínio territorial – 7 x 2 nas finalizações e 64,3% de posse de bola. A rede chegou a ser balançada aos 12min, quando Foden completou um cruzamento rasteiro de João Cancelo. No entanto, o VAR assinalou corretamente o impedimento de Mahrez, que participou do lance, e invalidou o gol.
Seis minutos mais tarde, o árbitro de vídeo apareceria novamente. Em um lance que foi marcada uma posição irregular a princípio, Mahrez foi derrubado na área, após dominar uma bola aparentemente com o braço. Após checagem do VAR, o impedimento foi desconsiderado, mas não houve marcação de pênalti.
Show de Gabriel Jesus
Na volta do intervalo, os mandantes abriram o placar aos 6min. Gabriel Jesus recebeu ótimo passe de Gündogan, deu belo corte em Holgate e finalizou colocado no alto. Pickford ainda tocou na bola, mas não evitou o golaço. Seis minutos depois, o brasileiro foi acionado por Mahrez e bateu firme para vencer o goleiro e ampliar a vantagem.
Richarlison desconta
A partida no Etihad Stadium teria seu terceiro gol brasileiro aos 26min. Após uma saída errada com os pés de Claudio Bravo, o Everton concluiu o lance com Richarlison se esticando para desviar um chute cruzado para o fundo da rede.
Gabriel Jesus quase respondeu aos 33min, quando finalizou forte dentro da área e carimbou a trave.
Próximos jogos
As duas equipes voltarão a campo no final de semana pela terceira fase da Copa da Inglaterra.
- Sábado, 04/01, 14h30 – Manchester City x Port Vale
- Sábado, 05/01, 13h – Liverpool x Everton