Presidente do Chile critica Bolsonaro por desrespeitar Bachelet

Sebastián Piñera diz que 'não compartilha de forma alguma' comentário de Bolsonaro

Foto : Marcos Corrêa/PR

Sebastián Piñera diz que ‘não compartilha de forma alguma’ comentário de Bolsonaro

Por Catarina Lopes 

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, criticou a fala do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre sua antecessora e alta comissário da Organização das Nações Unidas para os direitos humanos, Michelle Bachelet, classificando o comentário como uma falta de respeito. Piñera é um dos principais aliados de Bolsonaro.

“É de público conhecimento meu compromisso com a democracia, a liberdade e o respeito aos direitos humanos em todos os tempos, lugares e circunstâncias. Mas, sem prejuízo das diferentes olhares que podem existir em respeito aos governos que tivemos na década de 70 e 80, sempre estas visões devem se expressar com respeito pelas pessoas. Em consequência, não compartilho em absoluto a alusão feita pelo presidente Bolsonaro em relação a uma ex-presidente do Chile. E especialmente em um tema tão doloroso como a morte de seu pai”, declarou Piñera.

A situação começou após Bachelet declarar hoje (4) que houve “uma redução do espaço democrático” no Brasil, citando “ataques contra defensores dos direitos humanos e restrições impostas ao trabalho da sociedade civil”. Ela, que foi presa e torturada durante a ditadura chilena, mencionou o aumento de violência policial, especialmente no Rio de Janeiro. Bolsonaro respondeu pelo Twitter que “se não fosse o pessoal do (Augusto) Pinochet derrotar a esquerda em 1973, entre eles o seu pai (de Bachelet), hoje o Chile seria uma Cuba”.

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.