Principal divisão do cérebro recebe o nome de telencéfalo

O telencéfalo é formado pelos hemisférios cerebrais direito e esquerdo e apresenta os chamados giros cerebrais.

USP

 

 

 

 

 


O telencéfalo é formado pelos hemisférios cerebrais direito e esquerdo e apresenta os chamados giros cerebrais.

Por Júlia Gracioli – Editorias: Atualidades, Radioagência USP, Rádio USP, Programas, Anatomia Responde


Nesta edição do Anatomia Responde, o professor Luis Fernando Tirapelli descreve como está constituído o telencéfalo, que representa a principal divisão do cérebro. Segundo o professor, o telencéfalo é formado pelos hemisférios cerebrais direito e esquerdo, que, em toda superfície, apresentam os chamados giros cerebrais, bastante característicos.

O professor explica que os giros são formados na porção externa pelo córtex cerebral, ou seja, pela substância cinzenta, “onde estão localizados os corpos dos neurônios com as diversas áreas funcionais, por exemplo, a área da visão; da gustação; a área motora, que controla a movimentação voluntária dos músculos estriados esqueléticos; a área da linguagem; entre outras diversas áreas funcionais.”

11.2-768x504.jpg

Visão da face superolateral do hemisfério cerebral esquerdo, mostrando algumas das áreas de Brodmann (numeradas), nos diferentes lobos. Por exemplo, observamos a área motora primária (área 4 de Brodmann) no lobo frontal e a área primária da visão (área 17 de Brodmann), no lobo occipital

Tirapelli diz que, segundo o anatomista alemão Korbinian Brodmann, foram descritas 52 áreas baseadas na organização neuronal do córtex, as denominadas “áreas de Brodmann”. “As áreas de Brodmann são muito conhecidas e amplamente utilizadas na clínica e na pesquisa médica. Unindo os dois hemisférios cerebrais que constituem o telencéfalo, observamos o corpo caloso, a principal comissura cerebral, um conjunto de fibras nervosas que, de forma transversal ou horizontal, une áreas recíprocas ou de mesma função nos dois hemisférios.”

O boletim Anatomia Responde é produzido pelo professor Luis Fernando Tirapelli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e pode ser conferido na íntegra no áudio acima.


Fonte:www.jornal.usp.br



 

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.