No acumulado de 12 meses, setor acumula queda de 1,7%, segundo o IBGE
Por Juliana Rodrigues no dia 12 de Março de 2020 ⋅ 13:00
A produção industrial da Bahia teve crescimento de 10,3% em janeiro, frente ao mês anterior, descontados os efeitos sazonais. Os dados foram divulgados hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento foi o maior do país nessa comparação, além de ser um desempenho dez vezes melhor que o nacional: de dezembro para janeiro, a produção industrial brasileira cresceu 0,9%.
O resultado também foi o melhor para um mês de janeiro, na Bahia, desde o início da nova série histórica da Pesquisa Industrial Mensal Regional, iniciada em 2002. A alta em janeiro foi puxada pelos segmentos de derivados de petróleo (+40,7%) e papel e celulose (+31,6%).
O bom desempenho da indústria baiana nesse confronto acompanhou o movimento positivo verificado em 13 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE.
Na comparação com janeiro de 2019, a produção industrial baiana também mostrou avanço de 8,3%. Foi o segundo maior crescimento entre as 15 áreas investigadas, menor apenas que o verificado no Rio de Janeiro (9,8%).
Mesmo com os bons resultados de janeiro, a indústria baiana ainda tem desempenho negativo no acumulado em 12 meses (-1,7%). No Brasil como um todo, a produção industrial também recua nessa comparação (-1,0%), com quedas em sete dos 15 locais investigados.