Caso aconteceu na manhã de domingo, quando um homem entrou armado no local e ateou fogo em várias propriedades
Por Juliana Rodrigues
Moradores do quilombo Quingoma, que fica em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, denunciaram à polícia a invasão de parte de um terreno dentro do território quilombola. A comunidade afirmou ao portal G1 que uma pessoa foi agredida durante o ataque.
O caso aconteceu na manhã de domingo (14), mesmo dia em que a ocorrência foi registrada na 27ª Delegacia, que fica em Itinga. Segundo uma das quilombolas, que preferiu não ter o nome divulgado por medo de represálias, um homem chegou ao local armado e ateou fogo em várias propriedades, se dizendo “dono” do terreno.
De acordo com a moradora do quilombo, a área onde o Quingoma fica já é certificada e está em processo de titulação, quando o terreno será nomeado legalmente para os quilombolas.
Ainda segundo a quilombola, a polícia está apurando o caso e será feita uma reunião com o Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau) da Polícia Civil, hoje. O portal G1 entrou em contato com a delegada Giovanna Bomfim, titular da Gemacau, mas ela não pôde falar sobre o assunto.