O longa, dirigido por Mini Kerti, traz depoimentos inéditos de músicos, críticos, antropólogos, e do próprio artista
Por Metro1
Estreia no dia 19 de novembro, às 22h, no canal HBO, o documentário “Refavela 40”, sobre o LP lançado por Gilberto Gil em 1977 com canções como “Sandra”, “Samba do Avião”, “No Norte da Saudade”. Dirigido por Mini Kerti e produzido pela HBO Latin America, junto com a Conspiração e em parceria com a Gege, o longa traz depoimentos inéditos e imagens de arquivo.
O filme tem as participações dos músicos que acompanharam Gil na turnê africana que gerou o álbum, Rubão Sabino, baixista; Robertinho Silva, baterista; e Djalma Corrêa, percussionista. Além deles, pintam também o cantor Dom Filó, o antropólogo Hermano Vianna, o compositor Paulinho Camafeu e o fundador do bloco afro Ilê Aiyê, Vovô.
Além disso, Bem Gil, filho de GG, músico e produtor musical, conversa com o pai e com Roberto Sant’Anna, produtor do disco, sobre os clássicos inesquecíveis do álbum, como “Ilê Aiyê” e “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.
O documentário exibe o show na Concha Acústica do TCA, em Salvador, realizado em 2017, por ocasião dos 40 anos da obra. A apresentação, conduzida por Bem, teve participação especial das cantoras Céu e Maíra Freitas, de Moreno Veloso, filho mais velho de Caetano Veloso, e do próprio Gilberto Gil.