Reunião do Conselho de Segurança sobre a pandemia de Covid-19 foi inconclusiva

O principal órgão de decisão das Nações Unidas reuniu ontem pela primeira vez para discutir a crise da pandemia da Covid-19. O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou para o facto da crise sanitária estar a ser "uma ameaça à paz e segurança a nível internacional".

Conselho de Segurança das Nações Unidas Johannes EISELE / AFP

Publicado a: Modificado a:


O principal órgão de decisão das Nações Unidas reuniu ontem pela primeira vez para discutir a crise da pandemia da Covid-19. O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou para o facto da crise sanitária estar a ser “uma ameaça à paz e segurança a nível internacional”.

Nas últimas semanas, o Conselho de Segurança foi alvo de críticas quanto à inacção em fazer frente à pandemia da Covid-19.

“É a luta de uma geração” afirmou António Guterres. O Secretário-geral da ONU voltou a alertar para o facto do mundo está a enfrentar o “teste mais difícil desde a fundação das Nações Unidas”. 

António Guterres pediu “unidade entre os países que compõem o grupo” e afirmou que “o compromisso do conselho é fundamental não só para mitigar as consequências da pandemia na paz e na segurança”, alertando ainda para “os riscos alarmantes como a possibilidade de novos ataques terroristas, erosão da confiança nas instituições públicas, instabilidade económica e tensões políticas por adiamento de eleições”. 

No plano económico, “as consequências da crise podem criar causas de stress importantes, particularmente em sociedades frágeis, países menos desenvolvidos e em transição”, alertou o Secretário-geral das Nações Unidas.

“A pandemia levanta desafios de direitos humanos“, lembrou António Guterres. Numa altura em que o Covid-19 já atingiu 1,6 milhões e tirou a vida quase 100 mil pessoas no mundo.

A reunião foi solicitada por um grupo de membros não permanentes depois de tensões crescentes entre os Estados Unidos e a China terem impedido uma acção imediata deste órgão de decisão das Nações Unidas.

No entanto, esta quinta-feira os 15 membros do Conselho de Segurança não conseguiram chegar a acordo para emitir uma declaração conjunta.

 

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.