por Crislaine Tomaz | Folhapress
Mais de 170 mil pessoas devem celebrar hoje o Dia de Nossa Senhora Aparecida no Santuário Nacional localizado em Aparecida (171 km de SP). Uma programação especial foi organizada para receber os fiéis ao longo de todo o dia.
O destaque é celebração do Angelus, às 18h, com procissão que sairá da Basílica Velha (veja o horário de missas ao lado).
Uma parte dos fiéis vai até Aparecida a pé pelo acostamento da via Dutra. De acordo com a CCR Nova Dutra, concessionária que administra a rodovia, de 1º de outubro até a manhã desta sexta (11), 6.484 romeiros já haviam passado pela estrada.
Em 2018, mais de 20 mil romeiros passaram pela Dutra, entre a segunda quinzena de setembro e a segunda quinzena de novembro.
A fisioterapeuta Raebe Guedes Pimentel, 37 anos, fez pela primeira vez o trajeto à pé. Ela saiu do Itaim Paulista (zona leste) na terça-feira (8), com um grupo de 88 pessoas, e a previsão é chegar na manhã deste sábado a Aparecida para a missa solene das 9h. “Sempre tive o desejo de fazer o trajeto e este ano consegui realizar”, afirma.
O estudante de engenharia Henrique Carvalho Malta de Sá, 21, chegou na manhã desta sexta, após caminhar quatro dias. Ele seguiria sozinho em sua peregrinação, mas se juntou a um grupo que encontrou logo que iniciou o percurso, na segunda-feira (7), em Guarulhos (Grande SP).
“Cheguei a pensar que não ia conseguir, mas o apoio que recebemos é tão fortalecedor que acabamos descobrindo que realmente somos capazes.”
Desempregado e com a avó doente, Malta foi a Aparecida pedir para conseguir um emprego e a recuperação da saúde de sua avó.