Por Hora1 Notícias – Quinta, 12 de março de 2020
Nesta quinta-feira, dia 12 de março de 2020, o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Capela do Alto Alegre (SINPUMCA), realizou junto com os servidores ativos e inativos, sindicalizados e não-sindicalizados, uma paralisação. O evento teve início com uma concentração na sede do SINPUMCA.
Segundo o Sindicado dos Servidores Públicos a paralisação é por motivos que as negociações dos repasses da Prefeitura de Capela do Alto Alegre ao CapelaPrev e o parcelamento da dívida não aconteceram. Onde segundo eles a prefeitura fez acordo com o Sindicato, não cumpriu.
Além disso, a gestão municipal suspendeu as progressões e promoções dos servidores, de acordo com a Lei Municipal nº 629 de 08 de fevereiro de 2018 que estabelece medidas de contenção e ajuste da despesa com pessoal.
“O sindicato está cobrindo vocês, a decisão aqui é de vocês, não é da diretoria mais não. A decisão é da assembleia convocada pelo presidente e tem que respeitar a decisão aqui tomada e ninguém pode desfazer essa decisão”. Disse Eri Presidente do Sinpumca durante a reunião com os servidores, sobre próxima paralisação que acontecerá na quarta-feira, dia 18 de março.
Segundo a servidora Maria, essa é uma luta do sindicato, junto com todos os servidores e que não vai acabar até que seja resolvido.
“O Sindicato é muito importante para nós servidores e essa manifestação é uma luta, vem sendo feita a mais de dez anos. A questão CapelaPrev, ela vem sendo tratada pelo Sindicato a muito tempo e é uma luta dos servidores e quem quer vai à luta e não vamos parar até que seja resolvido esse problema”. Disse Maria servidora pública.
“Essa luta do Sindicato não é uma luta de gestão, uma luta partidária, é uma luta “política”, onde em todas as gestões sempre houveram manifestações, para tentar resolver um problema que vem se arrastando, entrando gestando e saindo gestão e nada é resolvido, com uma divida milionária. Esse é um direito nosso para que possamos ter as nossas aposentadorias asseguradas, mas hoje do jeito que o sistema se encontra será impossível de manter a nossa aposentadoria futuramente”. Disse Fernando Macedo, funcionário público.
“Essa paralisação na verdade, é uma paralisação que está sendo forçada, pois a dívida ela aumentou bastante, no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Capela (CapelaPrev) e chegou um ponto que a gente já percebe, que em breve o instituto ele vai a falência”. Disse Valdex, Vice-presidente do Sinpumca.