por Ulisses Gama / Glauber Guerra
Dúvidas, críticas e pressão. São com essas situações que a dupla Ba-Vi tem lidado nas últimas semanas. Neste domingo (10), às 16h, tricolores e rubro-negros, que carregam um grande peso, se encaram na Arena Fonte Nova com a missão de se garantir ou ficar próximo da semifinal do Campeonato Baiano. A partida é válida pela penúltima rodada da fase de classificação.
Mesmo com a classificação diante do Santa Cruz-RN, a torcida do Esquadrão de Aço, que vai voltar a ver o time de perto após uma longa sequência de sete partidas fora, não anda satisfeita. O incômodo tem sido com as atuações do time comandado por Enderson Moreira. O treinador, por sua vez, encara a pressão com naturalidade.
“Eu trabalho com futebol há muitos anos. Nunca fui para o jogo sem ser pressionado para vencer. Não adianta esse perfil de ‘está mais pressionado’, ‘devia ter saído’. Sou profissional, respeito a instituição. Não é justificativa, mas fizemos sete jogos fora de casa. Só isso. Seguidos. Faz um mês que a gente não joga em casa. Estivemos no Uruguai, Natal, Fortaleza, Riachão do Jacuípe, Vitória da Conquista… Convido a qualquer um a participar com a gente na próxima. Foi um período muito difícil para nós. Fomos eliminados da Sul-Americana, sem tempo para nada, fazendo variações na equipe porque fomos obrigado. Infelizmente, esse acúmulo vai acontecendo e a gente não consegue preservar como a gente gostaria”, declarou.
O Esquadrão de Aço tem um trunfo: Gilberto. Com doze gols na temporada, o artilheiro do Brasil, que marcou no primeiro Ba-Vi deste ano, preferiu rechaçar o favoritismo e destacou a imprevisibilidade que cerca um clássico.
“Vantagem nenhuma. Clássico é clássico. O futebol tem que ser jogado quando a bola rola. Colocar que nosso time é favorito é fácil. Temos que fazer o que a gente vem fazendo dentro de campo e conquistar o triunfo”, destacou o camisa 9.
Para o jogo, o Bahia não terá o volante Gregore, com uma lesão no ligamento colateal medial do joelho. Por outro lado, algumas peças já vem treinando normalmente e podem compor a equipe: o zagueiro Jackson, os volantes Elton e Yuri, e o centroavante Fernandão.
VITÓRIA
No duelo contra o Bahia, o técnico Marcelo Chamusca tem desfalques. Os volantes Rodrigo Andrade e Léo Gomes estão suspensos, após acumularem três cartões amarelos. Leandro Vilela e Wesley Dias devem assumir as vagas.
Apesar de ser líder do Campeonato Baiano, o Vitória entra em campo pressionado. O time rubro-negro acumula resultados ruins e o técnico Marcelo Chamusca está na corda bamba.
O Vitória também vive um momento turbulento fora das quatro linhas. Ricardo David, atual presidente da agremiação, pode ter o seu mandato encurtado. Alguns conselheiros querem antecipação do pleito eleitoral para maio. Por enquanto, a eleição está agendada para setembro.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Vitória
Campeonato Baiano – 8ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 10/03/2019 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Diego Pombo Lopez
Assistentes: Alessandro Rocha Matos e Elicarlos Franco de Oliveira
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Jackson (Ernando), Lucas Fonseca e Moisés; Flávio e Douglas Augusto; Artur, Ramires e Élber; Gilberto. Técnico: Enderson Moreira.
Vitória: Ronaldo; Matheus Rocha, Edcarlos, Thales e Marcelo Benítez; Wesley Dias, Leandro Vilela e Yago; Léo Ceará, Erick e Neto Baiano. Técnico: Marcelo Chamusca.
bahianoticias.com.br