Tratado sobre a diferença entre crer e saber da existência de Deus

No longa metragem: “O Céu é de Verdade” , o pastor Todd Burpo faz uma indagação interessante sobre a sua crença após o seu filho de 4 anos de nome Colton Burpo dar um depoimento sobre o que existe do outro lado da vida.

Ipira City

No longa metragem: “O Céu é de Verdade” , o pastor Todd Burpo faz uma indagação interessante sobre a sua crença após o seu filho de 4 anos de nome Colton Burpo dar um depoimento sobre o que existe do outro lado da vida. É importante que façamos alguns questionamentos também sobre qual o tipo de relação que temos com a espiritualidade como, por exemplo: Eu oro por acreditar piamente no poder daquelas palavras e por ter consciência do bem que aquilo me faz ou apenas mantenho um hábito transmitido pelos meus pais de fazer aquilo antes de dormir para não ter pesadelos?

As religiões nos educam a ter uma compreensão como se o foco da nossa relação com a espiritualidade fosse apenas crer, todavia é possível encontrar católicas, evangélicas e espíritas e espiritualistas que não são cristãos em suas atitudes. E isso é perceptível por quem não segue um sistema de crença, pelos ateus e agnósticos a ponto de ao invés de atrair estas pessoas para os seus templos, elas terminam por fazê-las querer o máximo de distância possível. Agora é importante ressaltar aqui que ser cristão não significa ser perfeito, contudo é o seu exemplo diário que tem o poder de convencer alguém que a religião ou  a doutrina são capazes de transformar o ser humano.

        E por fim e não menos importante, nós devemos fazer outra indagação: Eu creio que Deus existe ou eu sei que Deus existe? O ato de crer pode ser apenas um aspecto da criação dos nossos pais ou de termos feito Catequese na infância ou por conta da tradição cultural do país em que nascemos ou por que a maioria das pessoas diz que existe, contudo essa nossa fé é inabalável se você for confrontado por um cientista cético ou um intelectual ateu? Qual é a postura mais sensata que um cristão pode ter diante destas pessoas que tem todo o direito de não crer e de expor o seus pontos de vista? Por outro saber que a imortalidade da alma é um fato e que Deus existe muda completamente o comportamento humano. Podemos ver isso na postura inabalada de Jesus Cristo, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, Bezerra de Menezes,  Chico Xavier etc, mesmo que seja difícil deixar exemplos tão grandiosos como estes espíritos deixaram, eu creio ser possível sabermos que Deus existe! Sendo que ao despertar essa consciência, a maneira como você gastará boa parte do seu tempo sobre a Terra será buscando ser útil ao próximo, os seus desejos terão outras perspectivas, a reforma íntima será feita sem martírios e a gratidão será uma das palavras mais usadas por você.

“Kodoish, Kodoish, Kodoish Adonai Tsebayoth”. 

Rodrigo Santana Costa é professor e escritor. Publicou a obra: “Clarecer” em verso e prosa.

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.