Eu penso ser o etnocentrismo um dos conceitos mais terríveis da história da humanidade, pois ele é capaz de gerar guerra, escravidão, sentimento de superioridade, ausência de empatia, desrespeito etc. E por incrível que pareça, ele não é tão abordado e discutido nas escolas públicas brasileiras, pois é por estarmos mais para os portugueses no que tange a questão de compreender a diversidade que os nossos discursos costumam ter uma depreciação sobre algumas coisas que vem dos povos africanos ou ameríndios.
Muitos ocidentais têm o hábito de colocar Jesus Cristo e o Cristianismo como se fosse condição sine qua non para a salvação de todo e qualquer ser humano no orbe terrestre. E é por isso que vivem a reproduzir esse pensamento de que “Só Jesus Salva”. Além disso, vale lembrar que no caso dos meninos que ficaram presos na caverna na Tailândia, uma mensagem tendenciosa que circulou pelo Whatsapp dizia que os meninos foram resgatados por conta da oração dos cristãos e depreciava o poder dos mantras e orações dos budistas. Esse tipo de postura reforça aquilo que eu acredito que é ser o Brasil uma colônia de Portugal no sentido da mentalidade eurocêntrica enraizada em nosso psiquismo.
O que muitos ocidentais ainda não compreendem é que a logica aristotélica não é a única que existe! Sendo que o Sânscrito é considerada por alguns médiuns a língua que mais se aproxima, em semântica, das interpretações das mensagens advindas dos mestres ascensos que foram transmitidas a humanidade durante a história e nem por isso os orientais vivem depreciando o ocidente por este aspecto.
Vale ressaltar que por conta da diversidade cultural do orbe terrestre, muitos foram as formas avatáricas enviadas por Deus para ajudar na ascensão dos espíritos em evolução. Pode-se citar a exemplo os mestres: “Osiris, Ísis e Hermes Trismegistono (Egito antigo), Zoroastro e Manina (Pérsia), Siddhartha Gautama, o Buda e Krishna na (Índia), Os Essênios, os Mandeanos, Jesus e Elkessaina (Palestina), Valentino e os Naassêniosem (Alexandria), Apolónio de Tianaem (Tiana), Śri Sathya Sai Baba na (índia) etc.
A mentalidade que deve ter o espírito encarnado na Era de Aquárioé que não existem escolhidos! Você é que se auto escolhepara evoluir mais rápido ou não. Sendo que os ensinamentos destes seres mencionados acima pode nos ajudar a fazermos o caminha da libertação da Roda Karmica de Samsara. Portanto, respeite todos os sistemas de crença assim como espera que eles também respeitem aquilo que você acredita, pois é como diz o músico Caetano Veloso na música: “Eu Sou Neguinha?: “E que o mesmo signo que eu tento ler e ser /É apenas um possível…”.
“Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare”.