Por Juliana Rodrigues
Segundo o presidente norte-americano, muitas empresas estão se mudando para outros países asiáticos devido às tarifas impostas pelos Estados Unidos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que, embora a China pretenda se tornar a maior economia do mundo, isso não acontecerá enquanto ele estiver no poder. A declaração foi dada em entrevista transmitida ontem (19) pela rede televisiva Fox News.
“Acredito que essa seja a intenção deles. Eles são ótimas pessoas, têm uma cultura incrível. Eu gosto muito do presidente Xi [Jinping], mas ele está do lado da China e eu estou do nosso lado”, disse.
Trump ainda acusou seus antecessores de deixarem que a China chegasse ao ponto no qual está hoje e afirmou que o país “não está tão bem” economicamente quanto os Estados Unidos.
O presidente norte-americano disse, ainda, que muitas empresas estão saindo da China e se mudando para outros países asiáticos, como o Vietnã, devido às tarifas impostas pelos Estados Unidos.
Em 10 de maio, os Estados Unidos impuseram uma elevação nas tarifas de 10% a 25% sobre os US$ 200 bilhões em produtos importados chineses. A taxação atinge 5 mil categorias de produtos do país asiático.