Uma mobilização com a cara dos povos indígenas

Em solidariedade aos Guardiões da Floresta, ativistas levaram a 18 cidades a diversidade e o compromisso com a proteção da floresta

Ação realizada em São Paulo em solidariedade aos povos indígenas © Barbara Veiga / Greenpeace

por Greeenpeace Brasil

Uma luta de todos nós

Levar este debate para as ruas se faz mais que necessário e urgente, em um momento que vemos as terras indígenas como alvo constante de invasões, desmatamento, grilagem e outros crimes ambientais, além da violência contra os próprios indígenas.

“Muita gente entende a importância das florestas para a vida, porém, poucos conhecem o fato de que a demarcação de terras indígenas é uma forma de preservar as florestas, já que os povos indígenas mantêm uma relação mais sustentável e harmoniosa com a natureza. Foi gratificante ver as pessoas assinando a petição”, completou Raquel, voluntária do ABC Paulista.

Envolver pessoas e aproximá-las da realidade dos povos indígenas, mesmo que vivam nos grandes centros, foi, na opinião de Larissa Oliveira Silva, também de São Paulo, uma experiência incrível. “Esta luta também é minha! E participar da mobilização trouxe muito conhecimento pra minha vida. Foi sensacional!”, avaliou.


Acampamento em Brasília

Este assunto será um dos temas que movimentará o país na próxima semana. De 24 a 26 de abril, cerca de quatro mil indígenas se reunirão para o 15º Acampamento Terra Livre. A mobilização nacional visa assegurar os direitos dos povos de existirem de acordo com seu modo de vida, em seus territórios tradicionais.

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.